Um grupo de pessoas da terceira idade está passando por uma experiência pra lá de interessante: vivenciando uma oficina de teatro e criando novos laços de amizade, além de ter a oportunidade de se permitir criar, dar vez e voz ao sentimento e, de quebra, ter uma platéia inteira aos seus pés!
A oficina acontece no Parque Casa da Pólvora, órgão ligado à Prefeitura da Capital, e é ministrada pela professora de artes e diretora Raquel Avelino. O encerramento será no próximo dia 28, às 15h00, na Casa da Pólvora, em uma apresentação especial para familiares e amigos.
"O resultado é o despertar para uma criatividade até então adormecida, ajudando na superação dos limites e sendo, também, ideal para auxiliar na concentração e ativar a memória. Além disso, a oficina de teatro para a melhor idade propicia conhecer novas pessoas, que podem resultar em belas amizades. A socialização tem ótimos reflexos para a saúde física e mental, já que estimula o corpo e também tem o efeito terapêutico de possibilitar aos alunos colocar para fora angústias e ansiedades", comentou a diretora Raqule Avelino.
Na programação da oficina os alunos e alunas estão passando por exercícios lúdicos para ajudar na desinibição, na melhora da autoestima e também na espontaneidade, assim como também serão usados os jogos teatrais, brinquedos cantados o jogo dramático e a improvisação como as bases para a construção de esquetes, cenas e vivencias culturais na busca por novos conhecimentos e experiências.
"Por fim se, a princípio, a oficina de teatro pode ser apenas uma maneira de retomar um antigo sonho, representar pode também se tornar uma opção de vida. Afinal, a criatividade e o talento do público da terceira idade é uma caixa mágica de surpresas", concluiu.
Quem é Raquel Avelino
Rosicélia Avelino Vieira possui formação técnica em Magistério e tem graduação em Licenciatura em Pedagogia (2012) e pós-graduação em Educação Integral e Direitos Humanos (2014) pela Universidade Federal da Paraíba. Iniciou sua vida como atriz em 1994 no grupo de Teatro Tenda; trabalhou na Companhia Argonauta de Teatro, na Cia do Riso, na Arretado Produções Artísticas e entre outros grupos de teatro; possui qualificação em diversos ritmos da dança, tais como: dança de salão, dança do ventre, ballet clássico, dança contemporânea, jazz, zumba, dança circular e etc.
Adotou Raquel Avelino quejá eraseu apelido como o seu nome de artístico. Trabalhou como Professora de teatro no Centro da Juventudes da Prefeitura Municipal de João Pessoa; atuou como professora da educação fundamental e educadora social de rua para a Prefeitura Municipal de João Pessoa; trabalhou 10 anos como Coordenadora do Programa Mais Educação em escolas da Prefeitura Municipal de João Pessoa; atuou como professora de dança e teatro para crianças, jovens e adultos; realizou trabalhos teatrais, sarau poéticos, exposições artesanais e muitos trabalhos cénicos e coreográficos durante seu trajeto de mais de 10 anos como servidora pública do município de João Pessoa. Realiza e realizou trabalhos sócias e culturais em diversos espaços instituições. Acredita que enquanto houver pessoas humanas a arte não deixará de existir.
Commentaires