top of page
  • Foto do escritorAugusto Magalhães

Otacílio Batista é lembrado hoje em tributo de repentistas e poetas na Capital


De repente, Otacílio! E assim se completam 15 anos que poetas, violeiros e repentistas se reúnem para lembrar a vida e a obra de Otacílio Batista, um dos maiores artistas do gênero que teve sua vida artística reconhecida na Paraíba e mesmo tendo nascido em Pernambuco (São José do Egito) era considerado um artista "paraibano".


O XV Tributo a Otacílio Batista - A Poesia Vive! acontece neste sábado (26), a partir das 19h00, na praça que recebe seu nome, localizada no Jardim Luna/Brisamar, próximo ao Bar Ancoreta (antigo Visual) e a entrada é franca. O organização é dos filhos do poeta, entre eles 0 jornalista Fernando Patriota.


O evento tem o apoio da Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa) e de O Sebo Cultural de Heriberto Coelho.


Vai ser uma oportunidade dos pessoeneses e quem estiver visitando a cidade de viver uma noite regada à poesia e cantorias populares com nomes representativos dessa arte no Estado. Estão confirmados na programação os artistas Beto Brito, Daudeth Bandeira, Yuri Carvalho e Banda, Silvia Patriota e poesias com Raimunto Patriota e José Patriota.


Segundo informações da grande enciclopédia virtual wikipedia, Otacílio Batista Patriota ou Otacílio Batista foi um cantador, violeiro e repentista brasileiro. Filho de Raimundo Joaquim Patriota e Severina Guedes Patriota, ambos paraibanos, Otacílio participou pela primeira vez de uma cantoria em 1940, durante uma Festa de Reis em sua cidade natal.


Otacílio Batista nasceu em 26 de setembro de 1923, em São José do Egito (PE) e morreu no dia 05 de agosto de 2003, em João Pessoa (PB), onde residia e desenvolveu toda a sua trajetória artística.


Autor de várias composições, teve sucessos gravados pelas gravadoras CBS, Rozemblit e Continental, mas é nas ruas, nas rodas de repente, nas praças e teatros que lembramos de Otacílio e é assim, em praça pública, que ele será homenageado hoje. E o melhor: na Praça Otacílio Batista, na cidade de João Pessoa, onde sua arte ecoou e permanece sendo lembrada por seus filhos e amigos, em um país que pouco se importa com a memória de sua cultura e de seu próprio povo!


31 visualizações0 comentário
bottom of page