top of page
  • Foto do escritorAugusto Magalhães

99 anos de Jackson do Pandeiro são lembrados com ação social e apresentação de ópera nesta sexta


Cena de "Ópera do Pandeiro", que será apresentada hoje e amanhã, às 20h00, no Santa Roza. Foto: Divulgação

As comemorações pelos 99 anos de nascimento do Rei do Pandeiro terão dois momentos importantes na cena cultural de João Pessoa nesta sexta-feira. No Teatro Santa Roza, a partir das 20h00, o público poderá assistir à "Ópera do Pandeiro", um trabalho que tem direção de Mizael Batista e conta a trajetória do paraibano Jackson do Pandeiro. A ópera fará duas apresentações: hoje e amanhã (1º), às 20h00. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudante). Mais informações pelo fone: 3218-4383.


Além disso, um balaio musical será realizado com arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos na rua que leva seu nome para ajudar a população mais necessitada. Tudo isso vai acontecer nesta sexta-feira, 31, das 16h00 às 22h00, na Rua Jackson do Pandeiro, no bairro do Colibris em João Pessoa e faz parte do "projeto tamburete" sob o título "99 é quase 100".


Segundo o diretor da Ópera do Pandeiro, o público vai assistir a um espetáculo narrativo poético-musical. Inicia-se como um auto de natal paraibano para contar o nascimento do menino José, o Jackson do Pandeiro, na cidade de Alagoa Grande, denominada terra onde o sapo não canta. Evidencia-se, assim, um guerreiro aboiador e sua narrativa cordelesca, um profeta que anuncia o predestinado, brincantes, bujões e muita celebração para a chegada do menino.


O pós-nascimento mostra as suas passagens a começar pelo presságio de uma cigana, a sua primeira escola na feira com sua mãe Flora Mourão, Eldorado em Capina Grande, a rádio Tabajara em João pessoa, a explosão do seu primeiro sucesso em recife e a culminância no rio de Janeiro.


A peça que encena o nascimento e vida propõe uma boa viagem para eternizar na lua conforme um de seu sucesso. A encenação que é feita ao vivo por atores, dançarina e cantora vislumbra a autenticidade regional, uma linha autoral com artistas locais e letras eternizadas por Jackson e seu ritmo diversos. Vinte e cinco artistas de revezam durante 1h10mm entre vertigem e encantamentos mergulhados na essência de Jackson e cultura nordestina.

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Misael Batista

Produção: Valdir Santos

Assist. de Produção: Dani Costa

Registro Fotográfico: Gustavo Moura

Coreografia: Adalberto Fernandes e Claudio Correia

Cenografia: Valdir Santos e Claudio Correia

Figurino: Adalberto Fernandes

Direção Musical: Jozam Domingos

Músicos: Honorato Irmão (sanfona)

Flavio Ramos (percussão)

Chris Mauricio (violão)

Jozam Domingos (violão)

Iluminação: Nilson Silva

Sonoplasta: Geminson Diniz

Contra regra: Claudio Correia e Adalberto Fernandes

Elenco: Ailma Alves

Allcemy Araujo

Claudio Correia

Maria Bêtania

Chris Mauricio

Isaias Vicente

Jozam Domingos

Marcus Vinicius

Misael Batista

Mylene Martins

Honorato Irmão

Adalberto Fernandes

Flavio Ramos

Lucíola Fernandes

Participação Especial: Grupo de Teatro e Dança da Melhor Idade Creuza Pires


Da redação bafafá com informações da produção do espetáculo

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page