top of page
  • Foto do escritorAugusto Magalhães

Grupo celebra 11 anos de "Zé Lins - O Pássaro Poeta" com apresentação gratuita neste domingo em JP



Cena de 'Zé Lins - O Pássaro Poeta" que faz apresentação neste domingo no Fazendo Art. Foto: Grupo/Divulgação

O Grupo de Teatro Engenho Imaginário está completando 11 anos de existência neste mês e nada melhor do que celebrar a data apresentando o espetáculo que impulsionou a criação do Grupo. Por isso, o espetáculo "Zé Lins – O Pássaro Poeta" será apresentado neste domingo, às 16h00, no espaço Fazendo Arte (Rua Nestor Rocha Arnaud, 513 - Castelo Branco, João Pessoa). A entrada é franca.


“Zé Lins – O Pássaro Poeta” é um trabalho inspirado na obra de Ana Maria Machado ‘O Menino que virou escritor’ com livre adaptação de Valeska Picado. A encenação acontece de forma simples: Três atores e um músico, além de um figurino básico, adereços e elementos cenográficos que se transformam e ganham vida, criando imagens animadas.


Um boneco representa o menino de apelido Dedé, que quando se torna adulto é substituído por um dos atores, que além deste, interpreta doze personagens que contracenam com outros nove, interpretados por uma das atrizes em cena. "Zé Lins - o Pássaro Poeta" vem se mantendo vivo durante estes onze anos. Alimentado pelo desejo de manter um diálogo com o espectador por meio da encenação, que pelo encantamento e o acesso ao imaginário, conecta-se ao singelo universo da infância, segue a sua trajetória cênica, espalhando sementes de arte e poesia", comentou a atriz Itamira Barbosa.


A história

A história de "Zé Lins – O Pássaro Poeta" começa quando Val Veloso nos presenteia o livro destinado ao público infantil, da autora Ana Maria Machado que conta a história da vida do escritor regionalista brasileiro, José Lins do Rego. Em 2007, por ocasião do cinqüentenário de falecimento de José Lins, a Fundação Espaço Cultural, que leva o nome do escritor, convidou o grupo (na época, ligado à escola de teatro e dança Fazendo Arte) para montar uma peça sobre a vida deste paraibano ilustre, dedicada ao público infanto-juvenil.


Foi um processo dinâmico e instigante, de pesquisa anterior à adaptação do texto. O processo criativo ocorreu de forma colaborativa, onde os atores Neto Ribeiro e Naná Vianna e o músico participaram ativamente. Com apenas cinco encontros, a peça vai ao palco, porém, nestes onze anos de trajetória e com a participação de novos integrantes como David Muniz, Itamira Barbosa, Nina Elssia e Carlos Anísio, o espetáculo vem crescendo e amadurecendo esteticamente. Zé Lins o Pássaro Poeta não foi apenas o primeiro espetáculo do grupo, mas também a fonte de inspiração para o nome do grupo: Engenho Imaginário.


O espetáculo foi o trabalho que impulsionou a criação do grupo. Sobre o Grupo O Engenho Imaginário Produções Artísticas é um grupo de pesquisa e produção artística que nasceu ligado, à escola FAZENDO ARTE (um espaço de formação criado em 1996 pela bailarina e coreógrafa argentina Rosa Cagliani).


Engenho Imaginário

O Grupo de Teatro Engenho Imaginário nasceu em 2007, com a montagem de espetáculo "Zé Lins, o pássaro poeta".


Em 2012 nasce o segundo espetáculo do grupo intitulado “Estórias”, com direção de Guilherme Schulze, que apresenta ao público, através da narração, romances da literatura oral nordestina, baseados nas pesquisas do NUPPO/UFPB e dos registros do pesquisador Altimar Pimentel disponíveis em cordéis, livros, CDs e vídeos, todas de domínio público.


Em 2016 nasce o terceiro espetáculo “O Circo dos Feijões Mágicos”, com texto e direção de Valeska Picado, inspirada no conto popular britânico, João e o Pé de Feijão, conta a história de Joaninha, uma palhacinha que sonhava ser bailarina. Os trabalhos mais recentes do grupo são as peças de teatro musicado intitulado Picadeiro Imaginário e Estórias da Páscoa.



Os integrantes desse grupo são artistas e educadores que participam ativamente da história cultural da cidade de João Pessoa, em trabalhos solos ou com a participação em outros grupos. O Grupo de Teatro Engenho Imaginário vem desenvolvendo uma pesquisa de trabalho voltada para a produção de espetáculos infanto-juvenis, apresentado uma estética popular e regional unindo várias linguagens e gêneros.


Os conteúdos abordados na encenação são de caráter educacional e social. Música ao vivo, bonecos, teatro de formas animadas, dança, circo e produção audiovisual são algumas das características desse grupo, porém a principal delas é o compromisso com o conteúdo artístico. O teatro como forma de estímulo ao desenvolvimento de uma postura consciente do espectador, principalmente por se tratar da formação de crianças e adolescentes.


Os participantes do grupo atuam nas áreas de teatro, música, dança, vídeo, circo, artes visuais, literatura e audiovisual, sempre buscando exercer a cidadania através da arte.


SERVIÇO

O QUE? - Aniversário de 11 anos do espetáculo "Zé Lins – O Pássaro Poeta"


QUANDO?: Domingo, 23 de setembro


ONDE? - Fazendo Arte: R. Nestor Rocha Arnaud, 513 - Castelo Branco, João Pessoa.


QUAL O HORÁRIO?: Às 16hs


QUANTO CUSTA? - Entrada franca



Redação Bafafá com auxílio do texto enviado pela produção do espetáculo

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page