top of page
  • Foto do escritorAugusto Magalhães

Hoje tem concerto na praça, mas é para Dona Baratinha!


"Um Concerto para Dona Baratinha" tem apresentação gratuita hoje, às 16h00, na Praça da Independência. Fotos: Divulgação

Quem for à Praça da Independência (região central de João Pessoa) neste domingo, terá um belo motivo para parar um pouco ou sentar na grama por alguns instantes. É que a partir das 16h00, um Concerto especial vai acontecer por lá: Um Concerto para Dona Baratinha!


Esse é o título do espetáculo que a Arretado Produções Artísticas está levando ao ar livre para alegrar o domingo de adultos e crianças que frequentam cada vez a Praça da Independência como opção de lazer e para realizar pick-nick nos fins de semana. A apresentação faz parte do projeto Anima Centro, da Prefeitura de João Pessoa.


Bebendo na fonte dos clássicos da literatura infantil, o diretor Nelson Alexandre fez uma adaptação de "O Casamento de Dona Baratinha" para criar um Concerto só para ela. Neste Concerto, os personagens das lendas folclóricas se transformam em pretendentes para o tão sonhado casamento. Nesta adaptação do Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas, o espetáculo ganha formatação de teatro de Rua.


"Por falta de pretendentes para casar, Dona Baratinha resolve abrir na floresta a agência

de matrimônio, Barata é um Barato, sendo assim, os diversos personagens de nosso folclore, moradores desta grande floresta tropical, resolvem participar desta entrevista de casamento, sendo eles, Mateus (Lenda do Boi Estrela), Curupira, Lobisomem, Lampião, Saci, Boto, os personagens seguintes que aparecem na história como: Iara, Mula Sem Cabeça, Cuca e Boitatá, irão ajudá-la de uma forma ou de outra, na escolha deste pretendente", argumenta Nelson Alexandre.


Para enriquecer a obra, o espetáculo recebe a musicalidade ao vivo, arranjos musicais de

Emmanuel Rodrigues, que será o Grilo tocador, e cantará em seu repertório várias

cantigas populares com uma nova roupagem.


Tudo isso para arranjar um casamento para Dona Baratinha...Isso é que é uma vontade de casar, viu!


Elenco: Ana Valentin, Emmanuel Rodrigues, Maronilton Henrique, Matheus Henrique e Neide Melo.

Técnica: Roteiro e Direção: Nelson Alexandre; texto: coletivo; figurinos e cenários: Geóstenys Melo e Nelson Alexandre; adereços: Geóstenys Melo; confecção de figurinos: Ana Paula; direção e arranjos musicais: Emmanuel Rodrigues; maquiagem: o Grupo; cenotécnica: Edivania Maria e Edson Silva. Realização e Produção Geral: Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas.


Arretado Produções Artísticas

Arretado Produções Artísticas é um grupo de teatro que surgiu em Janeiro de 1998, em João Pessoa, Capital da Paraíba, tendo como foco principal o teatro infantil, com ações pedagógicas trabalhando o lúdico através da arte cênica em uma vivência social e cultural ao mesmo tempo.

Apreciado por mais de 100.000 pessoas, que prestigiam seu repertório espetáculos de cunho

educacional, infantil e adulto. Atuando também em seguimentos como campanhas educativas e publicitárias; maquiagens artísticas; oficinas de artes; telegrama animado; produção executiva de espetáculos; cerimonial e animação de festas; espetáculo por encomenda; lançamentos de livro, CD e DVD; confraternizações; festas populares; festivais; criação e produção de cenários, figurinos, adereços para teatro, dança, televisão, cinema e festas temáticas.


Redação Bafafá, com o auxílio de texto enviado pela Arretado Produções

Fotos: Divulgação do grupo

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page