A atriz Mônica Macedo chega ao palco do belíssimo Teatro Santa Roza (Praça Pedro Américo, s/n - Centro Histórico de João Pessoa) com o desafio de interpretar "Maria´s", um monólogo em que interpreta, canta e toca instrumento em cena, convidando o público a ser parte integrante da cena.
O monólogo vai ser apresentado neste domingo, 30, a partir das 19h00, no Teatro Santa Roza. O espetáculo tem duração de 50 minutos e direção de Antônio Deol. Informações sobre ingressos podem ser obtidas na bilheteria do teatro ou pelos fones: 3218-4383 e 3218-4384.
Segundo material de divulgação enviado ao Bafafá, o espetáculo solo "Maria´s" deu seus primeiros passos no mês de novembro de 2017 em plena Praça Benedito Calixto, em São Paulo. "Foi nesse lugar que a inspiração preencheu as mentes e os corações criativos na busca de um trabalho que falasse da humanidade, da singularidade do ser feminino e da indispensável reflexão acerca de nosso tempo", informa.
A caminhada começou nesse encontro casual, em que também se achava a figurinista Tainá Macedo. Compromissos e acordos foram sendo alinhavados ao longo de quase um ano de trabalho; os retalhos de diversas contribuições foram sendo costurados para finalmente estrearmos essa peça intimista no mês de outubro de 2018. Como "pano de fundo" da linha condutora do enredo: a história de Maria Stuart, rainha da Escócia. "O tempo voa! O tempo urge!".
O tique taque do relógio e as batidas do tambor embalam e anunciam as falas da personagem que condensam suas próprias reminiscências e forças às de outras tantas mulheres Marias - seres que fizeram de suas existências um campo de batalha na busca por justiça, liberdade e igualdade. Segurando a cadência, aplainando as arestas e tecendo linhas cronológicas, a narrativa teatral vai seguindo as ideias da percepção de ocupaçao do lugar no mundo, de autovalorização e de respeito aos ideais.
As questões vociferadas através da personagem Maria são reveladoras de possíveis feminismos e feminilidades. Reveladoras também de que - apesar de todos os árduos desafios - ainda há esperança de mudança; e de que o fim pode vir a significar um vislumbrar de um recomeço. Por fim, numa dramaturgia descontínua - em espiral, reveladora de ecos de "Maria de tantas, Maria de todas! Esse gênero Maria-mulher ao ouvido de outras mais".
O espaço cênico propõe uma relação mais próxima entre intérprete e espectadoras, convidando ao público para o palco, propiciando uma maior interatividade/cumplicidade com o espetáculo.
FICHA TÉCNICA
ATUAÇÃO: Mônica Macedo
DIREÇÃO/DRAMATURGIA: Antônio Deol
FIGURINO: Tainá Macedo
COSTUREIRA: Maria José
CENOGRAFIA: Mônica Macedo e Antônio Deol
MAQUIAGEM: Lauro Araújo
PROJETO DE LUZ: Jorge Bweres
OPERAÇÃO DE LUZ: Jamil, Emmanuel e Margarida
FOTOGRAFIA: Bruno Vinelli
MÚSICAS: Misael Batista, Genário Dunas e Emmanuel Vasconcelos
OPERAÇÃO DE SOM: José Maciel
VÍDEO: Everaldo Vasconcelos
DURAÇÃO: 50 min
CLASSIFICAÇÃO: livre
Yorumlar