top of page
  • Foto do escritorAugusto Magalhães

Trupe Arlequin faz 10 anos e inicia turnê internacional por quatro países

Atualizado: 31 de ago. de 2018


Trupe Arlequim de malas prontas para sua turnê internacional. Fotos: Thercles Silva/Divulgação

A Trupe Arlequin, de João Pessoa, está prestes a alcançar uma marca fundamental na sua existência: vai completar uma década de muita arte, risos e desafios.


Fundada em 10 de dezembro de 2008, a trupe segue a todo vapor abrindo as comemorações de seus 10 anos de existência e (re) existência, como menciona o diretor Diocélio Barobosa, com o lançamento da turnê internacional, em que vai percorrer quatro países a partir da próxima segunda-feira, 03 de setembro.


O lançamento da turnê ocorreu no dia 05 de agosto em João Pessoa com a apresentação do espetáculo "Xulé à La Carte".N


No Brasil, fará apresentações nas cidades de Foartaleza e Crato, no Ceará. Já na Europa, se apresentará na França (Paris) e Portugal (Lisboa e Porto). Para completar a turnê também se apresentará na Argentina (nos arredores de Buenos Aires dentro da programação do XI Festival Internacional de Teatro Pirologías).


"Na bagagem estamos levando o espetáculo “Xulé à La Carte” e as oficinas “O Corpo Cômico”, “Evoluções Aéreas” e “Circo em Família”, esta última será realizada em parceria com a Funesc", destaca Diocélio Barbosa.


SOBRE O ESPETÁCULO


Diocélio Barbosa é "Xulé" na Trupe Arlequim. Foto: Thercles Silva/Divulgação

Xulé traz para o picadeiro as mais divertidas cenas clássicas do universo da palhaçaria que foram experimentadas, investigadas e concebidas durante os anos de atuação de Diocélio Barbosa. O espetáculo traz um menu repleto com deliciosas pantomimas, gags e reprises interativas com o público que fazem no espetáculo um show dentro do show.


Com técnicas de interatividade, o trabalho nasce e renasce a cada apresentação, a cada encontro com o público. Com 20 anos de atuação com seu palhaço Xulé o artista trilha um caminho solo no picadeiro. O resultado pode ser conferido através desta celebração do riso com pitadas de deliciosas atrapalhadas.

Bom apetite!

Encenação e atuação: Diocélio Barbosa

Participações especiais: Ana Marques, Daniel Nóbrega e Maurício Barbosa


SOBRE A TRUPE

A Trupe foi fundada em 10 de dezembro de 2008 na cidade de João Pessoa/PB pelo artista Diocélio Barbosa, e surge com o intuito de dar continuidade a uma pesquisa coletiva.

O coletivo apropria-se de uma pesquisa contínua voltada para a investigação do que se denominou de “Tríade Corpórea”, que tem como matéria prima o corpo do intérprete.



O estudo é dividido em três linhas de pesquisa: o Corpo Condicionado (Circo), o Corpo Cômico (Palhaço) e o Corpo Expressivo (Teatro). Os quais servem de base para subsidiar as montagens tanto dos experimentos teatrais como dos circenses.


Ao longo de sua trajetória a Trupe já montou 08 espetáculos: “Muvuca Circense” (2009) com direção de Diocélio Barbosa, “Sonho de Voar”(2009) com direção de Eleonora Montenegro, “Circo Arlequin” (2009) com direção de Diocélio Barbosa, “Nada, Nenhum e Ninguém...” (2009) e “O Divino Calvário” (2011) em parceria com o Grupo GECA com direção de Marcos Pinto, “Por Que não Servem Pizza no Natal?” (2012) com direção de Fernando Teixeira, (2014) “O Palhaço e a Bailarina” com direção de Joevam Oliveira e em (2017) surge o “Xulé à la carte” com atuação e direção de Diocélio Barbosa.


Durante a sua trajetória a Trupe vem promovendo importantes eventos circenses e teatrais de nível nacional e internacional na Paraíba, a exemplo do projeto Balaio Circense (2009, 2012, 2013, 2015 e seguindo para a quinta edição em novembro de 2018), proporcionando o encontro e reencontro entre artistas de circo e de teatro. Possui um compromisso com o fortalecimento da cultura do circo e do teatro através do seu repertório composto por oito atividades formativas as quais já foram ministradas em festivais nacionais e internacionais.


A magia e a poesia presentes nos trabalhos da Trupe a torna referência enquanto articuladora da arte paraibana. A Trupe também funciona como Ponto de Cultura através do desenvolvimento do projeto “Arte e Cidadania – Circo e Teatro pelos caminhos da Inclusão” patrocinado pelo Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO

BRASIL

27 a 31/08 - João Pessoa

Workshop O Corpo Cômico


20/10 no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza)

Espetáculo Xulé à La Carte

26 e 27/10 na cidade do Crato

Espetáculo Xulé à La Carte


FRANÇA

15/09 - Paris

Intervenção Palhaço Xulé


PORTUGAL

19 e 20/09 – Lisboa

Workshop O Corpo Cômico

21/09 – Lisboa

Espetáculo Xulé à La Carte

22 e 23/09 – Porto

Workshop O Corpo Cômico

22/09 – Porto

Workshop Circo em Família

23/09 – Porto

Workshop Evoluções Aéreas

23/09 – Porto

Espetáculo Xulé à La Carte


ARGENTINA

12 e 13/10 – Buenos Aires/ XI Festival Internacional de Teatro PIROLOGÍAS

Espetáculo Xulé à La Carte


Acompanhe o site: www.arlequinoproducoes.com


101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page